Serrano, A., Ninõ,L., Piedade, J., Canãda, F., & Juánez, J. (Accept). Cognitive and Affective Analysis in Water Education and Literacy through Educational Robotics in Elementary School. Emerging Science Journal. [Scopus Q1].
Lourenço, L. R., Cruz, E., & Piedade, J. (Accept). Collaborating to cross subject boundaries with digital technologies: designing a training plan through action research. Journal of E-Learning and Knowledge Society. [Scopus Q2; WoS]
Ribeiro, P., & Piedade, J. (Accept). Adaptação e validação da Escala TPACK na Formação de Professores para a Educação a Distância. Revista Estilos de Aprendizaje. [WoS].
Caetano, A. P., Piedade, J., Mogarro, M. J., Pinho, A. S., Semião, D., & Tinoca, L. (Accept). Atitudes dos professores sobre diversidade e educação inclusiva em comunidades de aprendizagem Includ-Ed, Portugal. Revista Lusófona de Educação. [Scopus Q4]
Tinoca, L., Santos, S., Piedade, J., Caetano, A. P., Oliveira, T., Mogarro, M. J., & Tempera, T. (Accept). Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades de Aprendizagem: Caminhos para uma Educação Inclusiva. Revista Lusófona de Educação. [Scopus Q4]
Serrano, A., Ninõ,L., Tardío, M., Piedade, J., Canãda, F., & Juánez, J. (2025). Design of a proposal for the recognition of emotional expression using Machine Learning in Education. Revista Lusófona de Educação, 65, 109-129. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle65.05 [Scopus Q4].
Bicalho, D. R., Piedade, J., & Matos, J. F. (2025). iVRPM: Conceptual Proposal of an Immersive Virtual Reality Pedagogical Model. Applied Sciences, 15(4), 2162. https://doi.org/10.3390/app15042162. [Scopus Q1; WoS].
Mateus, A., Oliveira, H. & Piedade, J. (2024). A task for integrating computational thinking in the learning of affine function: an exploratory study with 8th grade students. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, 33(2), 193-222. https://doi.org/10.48489/quadrante.37041. [Qualis B3]
Ligeiro, C., Jacinto, H. & Piedade, J. (2024). Desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio geométrico no 7.º ano: Resultados de uma experiência de ensino.Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, 33(2), 151-192. https://doi.org/10.48489/quadrante.37328 . [Qualis B3]
Bicalho, D., Piedade, J., & Matos, J. F. (2024). Systematic Review of Educational Practices with Immersive Virtual Reality in Higher Education. Medi@ções, 12(1), 95–111. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.410.
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2024). Game On: A Journey into Computational Thinking with Modern Board Games in Primary Education. Education Sciences, 2024,14(11), 1182; https://doi.org/10.3390/educsci14111182. [Scopus Q1; WoS].
Machuqueiro, F. & Piedade, J. (2024). Modern Board Games and Computational Thinking: Results of a Systematic Analysis Process. Educational Media International, 61, 1-23. https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2359762. [Scopus Q2].
Miguens, A. L., Piedade, J, Oliva, T., & Santos, R. (2024). Meaningful learning in mathematics: A study on motivation for learning and development of computational thinking using educational robotics. Educational Media International, 61,1-12. http://dx.doi.org/10.1080/09523987.2024.2357472 [Scopus Q2].
Freitas, A., Matos, J. F., Piedade, J., Teodoro, V. D., & Duarte, R. S. (2024).Teaching research methodologies in education: teachers' pedagogical practices in Portugal. Open Education Studies, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.1515/edu-2024-0002. [Scopus Q3].
Piedade, P. & Dorotea, N. (2023). Effects of Scratch-based Activities on 4th-grade Student's Computational Thinking Skills. Informatics in Education, 22(3), 499-523. https://doi.org/10.15388/infedu.2023.19 [Scopus Q1; WoS].
Matos, J.F., Freitas, A., Estrela, E., Galego, C. & Piedade, J. (2023). Towards a pedagogical research-based culture of teaching research methodologies in education. Social Sciences, 12(6), 338. https://doi.org/10.3390/socsci12060338 [Scopus Q2; WoS].
Ramos, P. & Piedade, J. (2023). Formação de Professores para EaD: Uma Análise Considerando os Domínios de Conhecimento do Modelo TPACK. EaD em Foco, 13(1), e1935. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1935 [Qualis A3].
Matos, J.F., Piedade, J., Freitas, A., Pedro, N., Dorotea, N., Pedro, A. & Galego, C. (2023). Teaching and learning research methodologies in education: a systematic literature review. Education Sciences, 13(2), 173; https://doi.org/10.3390/educsci13020173. [Scopus Q1; WoS].
Machuqueiro, F. & Piedade, P. (2022). Development of Computational Thinking using Boards Games: A Systematic Literature Review Based on Empirical Studies. Prisma Social, 38, 5 -36. https://revistaprismasocial.es/article/view/4766. [Scopus Q2; WoS].
Tinoca, L., Piedade, P., Santos, S., Pedro, A. & Gomes, S. (2022). Design-Based Research in the Educational Field: A Systematic Literature Review. Education Sciences, 12(6), 410. https://doi.org/10.3390/educsci12060410. [Scopus Q1; WoS].
Amado, C., Dorotea, N., Pedro, A. & Piedade, J. (2022). MOOCs Design: A Conceptual Framework for Continuous Teacher Training in Portugal. Education Sciences, 12(5), 308. https://doi.org/10.3390/educsci12050308. [Scopus Q1; WoS].
Dorotea, N, Piedade, J. & Pedro, A. (2021). Mapping K-12 Computer Science Teacher’s Interest, Self-confidence and Knowledge About the Use of Educational Robotics to Teach. Education Sciences, 11(8), 443. https://doi.org/10.3390/educsci11080443. [Scopus Q2; WoS]
Piedade, J., & Dorotea, N. (2021). Validação da escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar. Educação Temática Digital, 23 (3), 757-775. https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850. [Qualis A1; WoS]
Ribeiro, P., & Piedade, J. (2021). Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal. Educação em Questão, 59(59), 01-26. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24458. [Qualis A2]
Costa, R., & Piedade, J. (2021). Uso do Ambiente MIT App Inventor na Aprendizagem de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura entre 2011 e 2020. Revista Intersaberes Uninter, 16(37), 160-177.https://doi.org/10.22169/revint.v16i37.2120 . [Qualis A4]
Lucas, M., Dorotea,N., & Piedade, J. (2021). Contributo da formação contínua para a melhoria da competência digital de professores: resultados de um projeto piloto em Portugal. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje,16(1), 84-92. http://dx.doi.org/10.1109/RITA.2021.3052654. [Qualis A1; Scopus Q2; WoS]
Alves, D., & Piedade, J. (2020). De vigilante a gestor: o pedagogo em construção. Educação em Revista, 1(36), pp. 1-24. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698222666 [Qualis A1].
Piedade, J. (2020). Pre-service and in-service teachers’ interest, knowledge, and self-confidence in using educational robotics in learning activities. Revista Educação e Formação, 6(1), pp. 2-24. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345. [Qualis B1; WoS Q3]
Piedade, J., Dorotea, N., Pedro, A., & Matos, J. F. (2020). On Teaching programming fundamentals and computational thinking with educational robotics: a didactic experience with pre-service teachers. Education Sciences, 10(9), 214. https://doi.org/10.3390/educsci10090214. [Scopus Q2; WoS]
Pedro, A., Piedade, J., & Matos, J. F. (2019). Cenários de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Informática. Revista Lusófona de Educação, 45, pp. 219-234. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7002.[Qualis A1;Scopus Q4]
Matos, J. F., Pedro, A., & Piedade, J. (2019). Integrating Digital Technology in the School Curriculum?. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 14(22). https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/10863. [Scopus Q2; WoS]
Piedade, J., Dorotea, N., Sampaio, F. F., & Pedro, A. (2019). A Cross-analysis of Block-based and Visual Programming Apps with Computer Science Student-teachers. Education Sciences, 9(3), 181.https://doi.org/10.3390/educsci903018 [Scopus Q3; WoS]
Pedro, A., Piedade, J, Matos, J. F., & Pedro, N. (2019). Redesigning initial teacher's education practices with learning scenarios. International Journal of Information and Learning Technology, https://10.1108/IJILT-11-2018-0131. [Scopus Q1; WoS]
Piedade, J., Pedro, A., Silva, A., & Matos, J. F. (2019). Projeto tel@ftelab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática. Revista Intersaberes, 14(31) – UNINTER. [Qualis B3]
Piedade, J., & Pedro. N. (2019). Análise comparativa da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Revista Educação em Questão, 57(52), 1-30. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v57n52. [Qualis A2]
Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), pp. 109-133. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6254. [Qualis A1; Scopus Q4]
Pedro, N., & Piedade, J. (2013). Efeitos da formação na auto-eficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formação. Revista E-curriculum, 11(3). [Qualis A2]
Piedade, J., Sampaio, F. F., Dorotea, N., Pedro, A., Pedro, N., & Couvaneiro, S. (Org.) (2023). Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-67-0. http://re.ie.ulisboa.pt/ficheiros/e-book_TREB2023.pdf
Dorotea, N. & Piedade, J. (2023). Capacitação Digital das Escolas: Estratégia Portuguesa para a Integração Pedagógica e Organizacional do Digital. In Neuza Pedro, Cassio Santos e João Matar (Coords). Competências Digitais: Desenvolvimento e Impacto na Educação Atual. (Coleção Educação XXI). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa [ebook]. https://bit.ly/3TRRk0O
Piedade, J. (2022). Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara. In Estela Costa. & Marta Almeida (Coords.) 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-67-0 http://redescola.ie.ulisboa.pt/e-book_REDESCOLA_2022.pdf
Bottentuit Junior, J., Piedade, J., Wunch, L., & Medeiros, L. (Org.) (2020). Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na educação. São Luiz do Maranhão: EDUFMA – Universidade Federal do Maranhão. ISBN: 978-65-86619-0. https://shorturl.at/UUGiI
Piedade, J. (2020). Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica: Experiências didáticas na formação de professores. In J. B. Bottentuit Junior (Eds.). Leitura e Escrita no Mundo Digital. São Luiz: EDUFMA – Universidade Federal do Maranhão. ISBN: 978-65-86621-86-7.
Piedade, J., & Dorotea, N. (2020). A robótica educacional como recurso pedagógico para aprender programação e desenvolver competências de pensamento computacional: práticas de futuros de informática. In J. B. Bottentuit Junior, J. Piedade, L.P. Wunsch, & L. F Medeiros (Eds.). Formação no Contexto do Pensamento Computacional, da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação. São Luiz: EDUFMA – Universidade Federal do Maranhão. ISBN: 978-65-86619-69-0.
Pedro, A., Piedade, J., & Matos, J.F. (2020) Práticas na Formação Inicial de Professores com Cenários de Aprendizagem. In J. B. Bottentuit Junior, L.P. Wunsch (Eds.). Práticas na Docência da Pós-Graduação: tecnologias e significâncias. São Luiz: EDUFMA - Universidade Federal do Maranhão. ISBN:978-86619-65-71-3.
Piedade, J., Pedro, A., & Matos, J.F. (2020). Formação Inicial de Professores de Informática: Um olhar sobre a prática de ensino supervisionada. In F. H. Veiga (coord). Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade. Lisboa: Instituto de Educação a Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-60-1. Disponível em: http://cieae.ie.ul.pt/2019/?page_id=1612
Piedade, J., Pedro, A., & Matos, J.F. (2018). Cenários De Aprendizagem Como Estratégia De Planificação De Aulas na Formação Inicial De Professores: O Exemplo Da Área De Informática. In A. Moser, M. Alencastro, R. Santos (Eds.). Educação e Tecnologias: Professores e Suas Práticas. São Paulo: Artesanato Educacional. ISBN: 978-85-64803-18-3.
Bicalho, D., & Piedade, J. (2023). The Use of Immersive Virtual Reality in Educational Practices in Higher Education: A Systematic Review. In International Symposium on Computers in Education (pp. 1-8). Setúbal, Portugal. https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423693. [Scopus]
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2023). Exploring the Potential of Modern Board Games to Support Computational Thinking. In International Symposium on Computers in Education (pp. 1-8). Setúbal, Portugal. https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423693. [Scopus]
Pedro. N., Sardinha, L., Piedade, J., Cruz, E., Agonacs, N., Pedro, A., & Rodrigues, A. L. (2023). Digital Technologies and Innovative Learning Environments: A Project for Studying its Impact on Students' Performance and Wellbeing. In Proceedings of the 17th International Technology, Education and Development Conference – INTED 2023. Valencia: Espanha, 6 -8 March 2023. [WoS].
Pedro, N., Pimentel, E., Piedade, J., & Miguens, A. (2024). Classroom Environmental Quality and Furniture Design: Is there any evidence of its impact on students' academic performance?. In Symposium "Rethinking educational spaces. Future Classroom, metaverse and AI", Online, 12 de Abril de 2024, Universidade de Umeå, Umeå, Suécia.
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2024). Pensamento Computacional e Jogos de Tabuleiro Modernos: O caso do projeto ‘Think Inside The Box’. In Leiria Talks – Livro de resumos do Leiria Talks, 14 de maio de 2024, Leiria, Portugal.
Bicalho, D., Piedade, J., & Matos, J. F. (2024). Realidade Virtual no Ensino Superior: Na Busca de Um Modelo Teórico Para Práticas Educativas Imersivas. In CIDU2024 – Livro de resumos da XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, 10 a 12 de julho de 2024, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Bicalho, D., Piedade, J., & Matos, J. F. (2024). Reflections on the Technological and Immersive Elements in Educational Practices in Virtual Reality. In iRLN2024 – Livro de Atas da 10th Annual International Conference of the Immersive Learning Research Network, 10 a 13 de junho de 2024, Universidade de Glasgow, Glasgow, Escócia.
Costa, M. J., & Piedade, J. (2024). Avaliação de Competências de Pensamento Computacional de Alunos no Final do 1.º CEB. In Challenges 2024 – Livro de Atas da XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 09 e 10 de maio de 2024, Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas-2/
Matos, J. F., Estrela, E., Galego, C., Piedade, J., & Freitas, A. (2023). Towards a pedagogical culture of teaching research methodologies in education: challenges, answers and ambitions. In WCQR 2023 – Livro de Atas da World Conference on Qualitative Research, 25 a 27 de Janeiro de 2023, Ludomedia, Universidade do Algarve, Faro, Portugal. https://wcqr.ludomedia.org/wp-content/uploads/2023/01/WCQR2023-Abstracts-Book.pdf
Faria, C., Piedade, J., & Condeço, B. (2023). Projeto Era uma vez um peixe chamado bacalhau.... In SciCom2023, Congresso Anual de Comunicação de Ciência, 03 a 05 de maio de 2023, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal.
Bicalho, D., Piedade, J., & Matos, J. F. (2023). As potencialidades da Realidade Virtual como ferramenta de apoio em práticas educativas. In PPIC2023 – Livro de resumos, 6 e 7 de julho de 2023, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.https://cip.ipp.pt/ppic2023/assets/content/BOOK%20PIC%202023%2028%20jun.pdf
Tinoca, L., Alves, M. G., Caetano, A. P., Piedade, J., Santos, S., Costa, L., & Tempera, T. (2023). Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente. In Seminário internacional "Na Rota das Escolas como Comunidades para a Inclusão", 07 de dezembro, Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, Portugal.
Caetano, A. P., Pinho, A. S., Piedade, J., Costa, L., & Santos, S. (2023). Atitudes dos professores sobre inclusão educativa em comunidades de aprendizagem Includ-Ed, Portugal. In Seminário internacional "Na Rota das Escolas como Comunidades para a Inclusão", 07 de dezembro, Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, Portugal.
Bicalho, D., Piedade, J., & Matos, J. F. (2023). O potencial da Realidade Virtual como ferramenta de mediação na aprendizagem. In XIII Fórum Jovens Investigadores – Livro de resumos, 2023, 20 e 21 de junho de 2023, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. http://www.ie.ulisboa.pt/download/livro-de-resumos-xiii-forum-de-jovens-investigadores?wpdmdl=73116
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2023). Think inside the box: o contributo dos jogos de tabuleiro modernos como atividade desconectada para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1.º ciclo do ensino básico. . In XIII Fórum Jovens Investigadores – Livro de resumos, 2023, 20 e 21 de junho de 2023, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. http://www.ie.ulisboa.pt/download/livro-de-resumos-xiii-forum-de-jovens-investigadores?wpdmdl=73116
Piedade, J., Rodrigues, A., Alcobia, C., Ferrentini, F., Ferreira, M., Guimarães, N., Nogueira, S., & Freitas, V. (2022). Promoting citizen science in schools through STEM-based projects. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação. 12 a 15 de julho de 2024, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Matos, J. F., Estrela, E., Piedade, J., & Freitas, A. (2022). Research Methods in Advanced Studies in Education: trends and pitfalls. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Rasteh, S., Piedade, J., & Matos, J. F.(2022). Impact of using voice assistants in students’ life and learning process. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação. 12 a 15 de julho de 2024, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Bicalho, D., Matos, J. F., & Piedade, J. (2022). Potencialidades da Realidade Virtual na Educação: Breve Revisão Sistemática de Literatura. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Freitas, A., Matos, J. F., Estrela, E., & Piedade, J.(2022). Ensinar metodologias de investigação em educação numa sociedade intensiva em dados. In XVI Congresso da SPCE – Livro de Atas. 15 a 17 de setembro de 2022, Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/documents/1273/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdf
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2022). O Contributo dos Jogos de Tabuleiro Modernos no desenvolvimento do Pensamento Computacional. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Piedade, J., Santos, S., Pedro, A., Gomes, S., & Tinoca, L. (2022). Design-Based Research: Resultados de um processo de revisão sistemática de estudos empíricos. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Matos, J. F., Agonacks, N., Amado, C., Dorotea, N., Pedro, A., Pedro, N., & Piedade, J. (2022). The Future of School: a new vision for creating pedagogical value in schools. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Matos, J. F., Agonacks, N., Amado, C., Dorotea, N., Pedro, A., Pedro, N., & Piedade, J. (2022). Initial teacher education and teachers’ competences for the future of school. In I ICET 2022 – Livro de Resumos da 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação, 12 a 15 de julho de 2024. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
Machuqueiro, F., & Piedade, J. (2022). Desenvolvimento de Pensamento Computacional no 1º ciclo do ensino básico com recurso a jogos de tabuleiro. In Programar nos Primeiros Anos 2022 – I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica. Livro de Resumos. 18 e 19 de fevereiro de 2022, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Pardal, J. P., & Piedade, J. (2022). C0dΞ2CR8 from 5 to 10 at APECEF’s schools. In Programar nos Primeiros Anos 2022 – I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica. Livro de Resumos. 18 e 19 de fevereiro de 2022, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Ligeiro, C., Jacinto, H., & Piedade, J. (2022). Pensamento Computacional e Aprendizagem de Geometria no 3.º Ciclo: Uma Revisão Sistemática de Literatura. In EIEM2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática. 19 e 20 de novembro de 2022, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Machuqueiro, F., Silva, S., Serrão, T., Piedade, J., & Sampaio, F. F. (2021). Build a robot? Wedo It Toghether: Um estudo exploratório sobre o uso da robótica no trabalho colaborativo. In Challenges 2021 – Livro de resumos da XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Online, 10 a 17 de setembro de 2021, Univerisade do Minho, Braga, Portugal. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/publicacoes/.
Pardal, J., Cruz, J., Campos. J., & Piedade, J. (2021). (Des)ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia. In CED20 – Atas da conferência Cultura Digital e Educação na Década de 20. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/.
Rodrigues, A., Torcato, P., & Piedade, J. (2021). Aprendizagem Inicial de Programação Através da Resolução de Problemas com Robótica Educativa. In CED20 – Atas da conferência Cultura Digital e Educação na Década de 20. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/.
Gonçalves, A., Ramos, A., & Piedade, J. (2021). Alegoria da Caverna de Platão: Um Projeto de Produção Audiovisual no Ensino Secundário. In CED20 – Atas da conferência Cultura Digital e Educação na Década de 20. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/.
Morouço, A., Costa, R., & Piedade, J. (2021). Viagem ao Mundo Mágico da Animação Stop-Motion: Um Projeto em Tempo de Pandemia COVID19. In CED20 – Atas da conferência Cultura Digital e Educação na Década de 20. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/.
Piedade, J., Matos. J. F., & Pedro, N. (2021). M-Lab a Digital Makerspace for Elementary and Secondary Schools. In Proceedings of the 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN 2021. Palma de Maiorca: Espanha, 5 -7 julho 2021. [WoS]
Miranda-Pinto, M. S., & Piedade, J. (2021). Observatory for creative and digital learning in families project. In Proceedings of the 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN 2021. Palma de Maiorca: Espanha, 5 -7 julho 2021. [WoS]
Piedade, J. (2019). Learning scenarios with robots as strategy to develop computational thinking skills in computer science teacher education. In Proceedings of the 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI2019. Sevilha: Espanha, 11-13 Novembro 2019. [WoS]
Piedade, J., Pedro, A., & Matos, J.F. (2019). Formação Inicial de Professores de Informática: Um olhar sobre a prática de ensino supervisionada. In CIEAE2019 – Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. http://cieae.ie.ulisboa.pt/2019/.
Piedade, J., Pedro, A., Silva, A., & Matos, J. F. (2018). Projeto TEL@FTELAB: Desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática. In ticEduca2018 – Atas do VI congresso internacional TIC e Educação. Lisboa: Portugal. http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/?page_id=1905
Piedade, J. (2018). Digital technologies uses in education: A comparative study between Portuguese school principals and teachers. In ICICTE2018 - Proceeding of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Crete: Greece, 5 - 7 july. http://www.icicte.org/assets/9.1_piedade.pdf
Piedade, J., Silva, A., Pedro, A., & Matos, J. F. (2018). A guidebook tool for learning scenarios design in initial teacher education. In ICICTE2018 - Proceedings of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Crete: Greece, 5 - 7 july. http://www.icicte.org/assets/4.4_piedade_silva_pedro_matos.pdf
Cabral, P., Pedro, A., Dorotea, N., Piedade, J., Fonte, M. & Silva, A. (2018). Learning Scenarios for present and future teachers: a MOOC for professional development. In ICICTE2018 - Proceedings of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Crete: Greece, 5 - 7 july.
Fonte, M., Cabral, P., Pedro, A., Piedade, J., & Silva, A. (2017). Learning scenarios in the initial teacher education: designing a MOOC. Proceedings of the International Conference MOOC-MAKER 2017 1993, 37-42. Antigua Guatemala, Guatemala, November 16-17, 2017. Retirado de http://ceur-ws.org/Vol-1993/. [Scopus]
Piedade, J., & Pedro, N (2015). Fatores condicionantes na integração das tecnologias digitais nas escolas portuguesas: perspetivas de diretores vs professores. Atas da IX Conferência Internacional TIC na Educação: Challenges. Braga.
Matos, J., Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., & Dorotea, N. (2014) Guidelines para o desenvolvimento de atividades em espaços interativos de ciência. III Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2014. novembro 14-16, 582-587. ISBN nº 978-989-8753-08-3. Disponível em: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf.
Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Digital technology proficiency, practices and training needs of schools Principals: preliminary results of a Portuguese national study. III Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 14 a 16 de novembro.
Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., Matos, J.F., & Dorotea, N. (2014). Guidelines for technology-enhanced learning activities in a live science school setting. In Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education. DOI: 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031. [WoS]
Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Digital technology proficiency, practices and training needs of school principals: preliminary results of a Portuguese national study. SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology and Healthcare, Education, www.sgemsocial.org, SGEM2014 Conference Proceedings, ISBN 978-619-7105-24-7/ ISSN 2367-5659, September 1-9, 2014, Vol. 3, 229-236 pp. [WoS]
Piedade, J., (2013). “Lisboa Turística”: Um Projeto de criação de páginas web. In TICeducajunior2013 - Atas do II encontro nacional TIC e educação para alunos do ensino básico e secundário. Lisboa: Portugal
Piedade, J., & Pedro, N. (2013). A integração das TIC na escola: a relevância dos líderes (diretores) escolares. In IV Fórum Jovens Investigadores – Atas do IV fórum jovens investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa: Portugal.
Piedade, J., & Pedro, N. (2012). (What produces the) best effects on Teacher's ICT use in classroom: Formal training, informal training or neither?. In ICICTE2012 - Proceeding of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Rhodes: Grécia.
Almeida, A. I., & Piedade, J. (2012). Descobrir Belém .... Georreferenciando-a. In TICeducajunior2012 - Atas do I encontro nacional TIC e educação para alunos do ensino básico e secundário. Lisboa: Portugal
Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC . Bragança: Portugal
Piedade, J., & Pedro, N. (2012). A importância dos líderes escolares no processo de integração educativa das tecnologias. In IPCE2012 - Atas da 1ª conferência internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria: Portugal.
Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: efeitos de iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In COIED 2012 - Atas da conferência online de informática educacional. Funchal: Portugal.
Almeida, A. I., Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Inovação no currículo em TIC no ensino secundário: telemóveis, georreferenciação e páginas web. In Atas do Encontro Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Portugal
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). Integração educativa das tecnologias: A relevância dos líderes (diretores) escolares. In ticEduca2012 – Atas do II congresso internacional TIC e Educação. Lisboa: Portugal.
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). Integração educativa das tecnologias: A relevância dos líderes (diretores) escolares. In ticEduca2012 – Atas do II congresso internacional TIC e Educação. Lisboa: Portugal.
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). The influence of the educational leaderships in the ICT integration process. In ICICTE2012 - Proceeding of International Conference on Information Communication Technologies in Education. Rhodes: Grécia.
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). Qual o Papel dos líderes escolares no processo de integração educativa das TIC? . In ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC . Bragança: Portugal.
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). A importância dos líderes escolares no processo de integração educativa das tecnologias. In IPCE2012 - Atas da 1ª conferência internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria: Portugal.
Piedade, J. & Pedro, N. (2012). Integração educativa das tecnologias: A relevância dos líderes (diretores) escolares. In ticEduca2012 – Atas do II congresso internacional TIC e Educação. Lisboa: Portugal.
Matos, J.F., Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., Simões, G., Sitima, M. & Alves, R. (2012). Práticas pedagógicas inovadoras no ensino básico e secundário. Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa: Portugal
Matos, J. F., Pedro, A., Freitas, A., Piedade, J., Dorotea, N. & Teodoro, V. (2023). Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Governo Regional da Madeira.
Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). Relatório de Avaliação Externa da 8ª edição do programa Apps for Good. IE-ULisboa – CDi Portugal.
Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). Estudo de caso Impacto nas práticas docentes da formação Apps for Good. Relatório de Avaliação Externa da 8ª edição do programa Apps for Good. IE-ULisboa – CDi Portugal.
Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). Estudo de caso: AfG nos Estabelecimentos Prisionais. Relatório de Avaliação Externa da 8ª edição do programa Apps for Good. IE-ULisboa – CDi Portugal.
Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). Estudo de caso: Green Skills and Wellbeing. Relatório de Avaliação Externa da 8ª edição do programa Apps for Good. IEULisboa – CDi Portugal.
Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). Estudo de caso: Resultados Académicos nos Alunos. Relatório de Avaliação Externa da 8ª edição do programa Apps for Good. IE-ULisboa – CDi Portugal.
Pedro, A., Piedade, J., & Dorotea, N. (2021). Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância. Lisboa: IE-ULisboa/MEC-DGE.
Matos, J. F., Pedro, A., Patrocínio, P., & Piedade, J. (2014). Escola Ciência Viva – perspetivas para 2014/2015.
Matos, J. F., Pedro, A., Patrocínio, P., & Piedade, J. (2013). Escola Ciência Viva – perspetivas para 2013/2014.
Matos, J. F., Pedro, A., Patrocínio, P., & Piedade, J. (2013). Escola Ciência Viva – perspetivas para 2013/2014.
Piedade, J., & Pedro, N. (2013). Direções Escolares, Programas de Inovação e a Integração das Tecnologias nas Escolas: Análise da relevância do Programa ‘Líderes Inovadores’. Resultados Preliminares do projeto de doutoramento. Lisboa: Portugal.